Surfando a onda do retail media nas DSPs, sem tomar "caldo".
O cenário do retail media on-site está se tornando cada vez mais sofisticado, especialmente quando consideramos os deals programáticos. Essa evolução traz novas oportunidades para anunciantes e publishers, permitindo uma maior precisão no direcionamento de anúncios e uma melhor experiência para o usuário final, principalmente quando consideramos páginas de produtos e brand stores (de cada marca ou linha de produtos)
Um exemplo interessante dessa tendência são os deals que permitem a veiculação de anúncios através de grandes portais, como o UOL, Terra, R7, Globo (...), diretamente para o Mercado Livre, Amazon, Shopee e outros. Esses deals possibilitam que anúncios sejam exibidos em páginas de produtos específicos, coleções ou categorias dentro do Mercado Livre, aproveitando o alto tráfego e a intenção de compra dos usuários nessas páginas para agregar um complemento forte, "indexando" novas audiencias e públicos dentro dos fluxos de campanha da marca.
Essa integração entre diferentes plataformas amplia o alcance dos anunciantes e oferece uma experiência mais fluida para os consumidores, afinal pode além de levar novos usuários para o próprio marketplace, traz uma possibilidade de análise e estudo maior sobre seu público alvo, enrriquece suas informações de possíveis clientes e também abre portas para ações mais focadas em remarketing, retroalimentação de audiencias próprias e campanhas de reconrrência com informações mais certeiras e prósperas.
Outro caso notável é o da Twitch, que agora oferece deals programáticos através da Amazon DSP. A plataforma de streaming lançou recentemente os Twitch premium preferred deals, que estão disponíveis globalmente para anunciantes self-service. Essa nova opção de compra programática se posiciona entre os deals garantidos e o mercado aberto em termos de preço e prioridade de inventário, vale comentar que como de costume nem sempre as novas oportunidades dentro da Amazon DSP não chegam primeiro no brazil portanto dependendo do mercado que for executar a campanha vale a confirmação da disponibilidade da função em sua plataforma.
Os Twitch premium preferred deals oferecem várias vantagens:
1. Certeza de preço e prioridade de entrega sobre o leilão aberto.
2. Flexibilidade na entrega, permitindo aproveitar aumentos na oferta ou visualizações da Twitch.
3. Possibilidade de usar soluções de segmentação contextual na Twitch através da Amazon DSP (opção mais simples e interessante de testar principalmente se temos uma boa lista de streamers)
Além disso, a Amazon DSP também disponibilizou o inventário de display da Twitch, permitindo que anunciantes incorporem a plataforma em suas campanhas de display na web como inventário de leilão aberto não garantido[3]. Isso inclui formatos como o Stream Display (728x90) abaixo do player de vídeo e o Standard Display (728x90 e 300x250) nas páginas de navegação da Twitch.
Essas inovações no retail media on-site e nos deals programáticos estão transformando a maneira como as marcas se conectam com seu público-alvo. Ao combinar o poder dos dados first-party com a flexibilidade e o alcance das plataformas de e-commerce e streaming, os anunciantes podem criar campanhas mais eficazes e relevantes.
O Mercado Ads, por exemplo, tem se destacado nesse cenário ao oferecer soluções que aproveitam sua vasta base de consumidores e dados de intenção de compra. Com o lançamento do Display Ads Programmatic, o Mercado Ads permite que os anunciantes automatizem os processos de compra de mídia através de leilões em tempo real, direcionando para um público-alvo segmentado e com reais intenções de compra.
À medida que o retail media continua a se desenvolver, espera-se que mais plataformas e publishers adotem modelos similares, oferecendo deals programáticos que conectem diferentes ecossistemas de mídia e e-commerce. Isso não apenas beneficiará os anunciantes com maior controle e eficiência em suas campanhas, mas também proporcionará aos consumidores uma experiência de compra mais personalizada e relevante.
Para os profissionais de marketing e mídia, estar atento a essas tendências e saber surfar entre as diferentes opções de entrega de mídia será crucial para maximizar o retorno sobre o investimento em publicidade e alcançar os objetivos de negócio em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico; que vem adiquirindo dados extremamente ricos dos usuários.
Recomendados
O cenário da mídia programática, martech e advertising no Brasil e América Latina para 2025 e 2026 se mostra promissor e repleto de inovações.
Com base...Eventos sazonais na programática e retail-media 2024
Espera-se que os investimentos nessa porcentagem dos canais atinjam R$3,88 bilhões, representando ...Comentários
Este post ainda não tem comentários