Meta Ads: Remarketing e Segmentações por interesses não são mais necessários

Você ainda está usando remarketing na Meta? E testes com várias segmentações/conjuntos diferentes? Tenho uma notícia estranha pra você: nada disso é necessário no momento, e provavelmente você está prejudicando a performance das suas campanhas. Eu demorei para aceitar isso e provavelmente você também.


Remarketing ainda é uma possibilidade interessante caso você tenha uma mensagem única (desconto por exemplo) apenas para um grupo específico de pessoas. Mas se atualmente você está usando como um conjunto/segmentação de teste na campanha, utilizando o mesmo criativo de outro conjunto, não faz mais sentido, pois com as mudanças recentes da Meta no qual a segmentação de direcionamento detalhado por interesses, comportamentos, etc funciona apenas como uma sugestão, a ferramenta vai impactar seus públicos personalizados (remarketing) de qualquer maneira e numa proporção com diferença irrelevante ao teste.



Criar um conjunto a mais para isso apenas dificultaria os conjuntos atingirem a quantidade de conversões necessárias para o CPA ficar calibrado, gerando uma tendência de aumento nos custo por resultado da campanha.


A mesma lógica se estende a não necessidade de criar várias segmentações/conjuntos acreditando que está fazendo teste para entender qual público é mais assertivo, como sempre funcionou a lógica da ferramenta. Independente da segmentação escolhida, provavelmente você chegará nas mesmas pessoas, pois atualmente o público ideal será encontrado algoritmicamente, basta você selecionar corretamente seu objetivo de campanha e meta de desempenho. Suas escolhas são apenas sugestões no qual a Meta provavelmente não irá seguir, ela vai expandir em busca do público ideal para resultado esperado.


O melhor resultado dependerá principalmente de 3 fatores:


  • Meta de desempenho alinhada com seu objetivo, e também habilitada para uma meta que esteja se baseando em dados primários integrados, como por exemplo dados de um crm


  • Estrutura enxuta para sair da fase de aprendizagem


  • Criativos, testes de formatos, copy, cta, imagens diferentes, vídeos, etc


A soma desses fatores vai gerar o sucesso da campanha, porque se a Meta sabe quem é seu cliente e o público ideal e você não fragmenta a campanha fazendo a ferramenta obter as conversões necessárias para sair da fase de aprendizagem (10 conversões a cada 3 dias), o baixo custo por venda ou custo por lead e sua qualificação dependerá do quanto o seu criativo tem capacidade de passar as informações de maneira clara e de chamar a atenção para a interação.


Você já vem observando na prática essas mudanças recentes da plataforma?


Tudo que falei aqui tem por base os direcionamentos da ferramenta e testes que venho confirmando a teoria na prática ao longo desse ano.

Para adicionar um novo comentário você precisa

Recomendados

Brandsafe ou Performance: O Que Realmente Importa?

Brandsafe ou Performance: O Que Realmente Importa?

No universo do marketing digital, frequentemente nos deparamos com um dilema clássico: priorizar a s...

Performance: A paixão pelo detalhe.

Performance é um termo famoso atualmente. Todos buscam, mas muitos não possuem uma visão completa do que ela seja. Performance é um mindset para a evo...

Comentários

Este post ainda não tem comentários